Os Ingredientes do Amanhã.

Muito se tem falado, dentre os espiritualistas, sobre a ancestralidade. Alguns louvam e outros promovem tácita negação por haver mágoas antigas. Verificar a importância dos familiares mais antigos pode não ser uma tarefa fácil no campo pessoal. Por esse motivo é bom analisar dois pontos cruciais para esse assunto: O que é falado dentro e fora dos grupos que tratam temas ligados à espiritualidade e as consequências que esse pensamento pode acarretar.
A ideia da atual geração ser uma continuidade melhorada da anterior não é somente esotérica. A ciência afirma que a evolução ocorre através das relações de contribuições bilaterais das informações genéticas. Atualmente, os vegetais considerados clones, como as bananas, por exemplo, tem maior risco de extinção por não haver evoluído e adquirido protetores naturais para os desafios que não haviam antes. Essa informação pode ser vista no Canal do YouTube Ponto em Comum, um divulgador científico.
Já os esotéricos percebem que atos de pais e avós impactaram enormemente em suas vidas. Decisões grandes ou não foram capazes de traçar determinações em situações imutáveis, como a nacionalidade, escolaridade e até mesmo na existência ou não de doenças. Motivo mais que suficiente para entender que, por mais distantes que sejam, os parentes são parte do conteúdo do homem de hoje.
No entanto, a compreensão que atualmente se percorre um trecho do percurso iniciado pelos antepassados há muito tempo, também joga sobre as costas dessa geração o peso dos erros cometidos outrora. Não há meio de dizer que em nada se tem a ver com o prejuízo se a herança traz parcelas boas e más também. A negação se vê com mais frequência naqueles que obtiveram de bagagem ancestral mais pontos negativos. Imagina se a água negar a molécula de hidrogênio. Ela não deixaria de ser o que é e o elemento rechaçado não desapareceria por isso. Conviver com a realidade faz parte do caminho de elevação espiritual.
Analisando ambos os pontos, percebemos que, logicamente, por mais que não se conheça a origem, está produziu o que há hoje. Vê-se que o agora forma o amanhã, assim como os ingredientes para os futuros homens e mulheres são os atuais. Por isso a compreensão transforma e a negação atrasa. Fechar os olhos não faz a luz apagar.

Comentários